12 Dec 2020 at 02:00 pm Por O Nome do Criador
Para iniciar este estudo, precisamos entender, a diferença entre o sentido real de Alma, Espirito e Santo.
Essas palavras, originalmente do hebraico, tem outro sentido, totalmente diferente do que é informado pelas religiões.
Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh (נשמה), significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário. Alma não é o mesmo que espírito.
Neshamah, quer dizer folego, o qual literalmente: “…e soprou nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou uma alma vivente.”
A palavra hebraica “fôlego” neshamah deriva-se da raiz nasham que significa “arfar”. Em Isaías 2:22 fala-se do “homem cujo fôlego está nas suas narinas.” Vemos que o “fôlego” Neshamah está presente no nariz, e logicamente em todo o sistema respiratório do homem, é algo físico. Não há como confundir com algo espiritual. Até mesmo os animais possuem neshamah. Lemos em Gênesis 7:22 falando a respeito do dilúvio, que “Morreu tudo que havia no solo seco e que tinha nas narinas o fôlego [uma forma de nesha·máh] de vida.”
Essas duas palavras acima, são trazidas para o português, erroneamente. As versões bíblicas, trazem como se fossem uma só.
Quanto à palavra hebraica espírito ר֙וּחַ֙ rúahh, esta se refere a qualquer força invisível ou energia invisível em movimento. Sugiro estudar os dicionários e Léxicos falando sobre “espírito”.
Podemos entender que espirito seja, pensamento, conhecimento, o que esta na nossa mente.
Vamos tentar fazer alguns exemplos para entender melhor.
Separar em Alma:
Alma é igualmente a vida, ou folego de vida.
Quando Yah, fez o homem, ele moldou o homem e depois soprou em suas narinas e lhe deu o folego da vida ou Alma.
Espirito:
Quando pensamentos em alguém, ou alguma coisa, dizemos que o meu espirito esta contigo.
Quando queremos algo, desejamos algo, pensamos naquilo.
Poder:
É quando realizamos algo que estava apenas no pensamento.
Exemplo:
Eu desejo uma xícara de café, logo, pego a xícara de café. Então o meu espirito estava na xícara de café e o meu poder(mãos), pegou ela.
Vamos entender a diferença em relação a Yah.
No principio ele pensou na criação do mundo e tudo que ele queria, e apenas disse, que haja… e aconteceu. Que haja luz, e houve a luz.
Vamos a comprovações:
Lemos em Eclesiastes 3:19:
“Pois o que acontece com os humanos também acontece com os animais: todos têm o mesmo fim. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm o mesmo espírito. De modo que o homem não tem nenhuma superioridade sobre os animais; tudo é vão. Todos irão para o mesmo lugar. Todos eles vieram do pó e todos eles retornam ao pó.”
Em outras palavras o homem e o animal possuem os mesmos processos que os mantém vivos. Não há diferença entre o espírito do homem e o de um animal. Este “espírito” é a força de vida mantida pelos processos químicos físicos resultantes da respiração ou “fôlego” (neshamah). Em harmonia com isso O Salmo 146:4 diz:
“Seu espírito sai, e eles voltam ao solo; Nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam”. Isso mesmo! O homem vira pó e deixa de existir. Não há nada consciente ou “espiritual” vagando, como ensinam os espíritas!
Não há nada imaterial que sobreviva à morte do corpo como ensinam também as Igrejas.
Eclesiastes 9:5
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento.”
Eclesiastes 9:10
“Tudo o que a sua mão achar para fazer, faça-o com toda a sua força, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria na Sepultura, o lugar para onde você vai.”
Depois que entendemos o que é espírito na nossa língua, vamos ao que as Escrituras dizem sobre espírito de Deus.
Quando encontramos espírito de Deus ou espírito Santo nas escrituras, podemos separar do que é folego para pensamentos, raciocínio, vontade, etc. Espírito nesse caso, é o que ele pensa, o que ele deseja, conhecimento. Vemos a seguir:
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:2
Nesse caso, ele estava pensando, arquitetando, o que ele ia fazer ali.
Vemos nesse caso a tradução errônea do sentido de espírito.
Basicamente, espírito, no sentido das traduções bíblicas, é o pensamento de Deus, a vontade dele, o que ele deseja que você faça.
Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.
Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Isaías 48:16,17
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
Isaías 61:1
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Salmos 51:10-12
Vamos pega esse salmo e mudar para o mesmo sentido mais não usando espirito.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um conhecimento reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim a tua atenção.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com uma intenção voluntária.
Salmos 51:10-12
Se trocarmos “O espírito do Senhor DEUS”, por “A vontade”,” as Ordens”, o conhecimento, vemos exatamente o que Isaías está falando.
Por que Espírito Santo? Porque quando falamos meu espírito, eu ser humano, o meu espírito seria o que eu penso, meu raciocínio.
E o espírito de Deus? Quem seria o Santo? YAH é o único que é santo, por isso Espírito do Santo. Exatamente isso, Espírito do Santo. As traduções estão erradas. Espírito Santo, não existe, apenas Espírito do Santo, termo Ruach HaKodesh (em hebraico: רוח הקודש - transliterado ruah ha-qodesh).
Quando falamos que recebemos o Espírito do Santo, quer dizer que, tivemos o entendimento do que YAH quer de nós, ou uma ordem, como eram feitos com os profetas.
Se pedirmos o Espírito do Santo, estamos pedindo o entendimento, o conhecimento, a vontade e a presença que ele tem em nossas vidas.
Não cometa mais esse erro de achar que Espírito Santo seja uma pessoa ou um ser.
Shalom.