Nome do Criador | Yah

Vamos pensar um pouco

11 Dec 2020 at 05:40 pm Por O Nome do Criador


 

Qual o seu nome?

 

Seu nome mudaria se você estiver em outro país, língua ou cultura?

 

Caso você tenha respondido que sim, então, aquele país que você está visitando, emitira um novo documento com o seu novo nome enquanto você está lá?

 

Um nome próprio pode ser traduzido?

 

Você sabe o que é tradução e o que é transliteração?

 

Vamos ver, algumas hipóteses para saber a importância de um nome.

 

Se você estivesse no meio de uma multidão, e uma pessoa distante de você, e esse alguém(desconhecido) te chamasse de filho, pai(mãe), tio(tia), você atenderia?

 

Imagine, você vai em um grande açougue, onde existem várias pessoas trabalhando e você pede para falar com o açougueiro. Provavelmente, vão te perguntar, qual deles?

A mesma coisa, vale para qualquer lugar e que existem vários dos mesmos profissionais.

 

Caso você receba uma correspondência, em sua residência, o qual o nome que está endereçado, não seja o seu e não há nenhum membro de sua família. O que você faria com essa correspondência?

 

Imagine você, indo a um banco, e você abra uma conta-corrente. Depois disso, peça para outra pessoa sacar o dinheiro, que está em sua conta, sem o cartão(na boca do caixa). Será que consegue?

 

Faça um contrato de locação entre você e uma pessoa. Coloque uns dos nomes errado. Depois tente executar judicialmente, este contrato. Será que dá certo?

 

Ate aqui, vemos a importância de um nome. Agora vamos ver, sobre o nome de Deus.

 

Qual o nome do seu Deus? Pois existem vários deuses(Grego, egípcio, hinduísmo, romano, nórdico, etc), inclusive, qualquer ser, não humano, pode ser deus, pelo significado da palavra Deus.

 

 

 

 

 

Na própria bíblia, é citado em 1 Reis 11:33 - “Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios,

a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram

pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus

estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.”

 

Esse são nomes de vários Deuses.

 

Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.

Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.”

 

Salmos 138:1,2

 

Se o seu Deus for o mesmo do povo de Israel(YAHUDIM), saberá que, na língua oficial deles, não existe a Letra(nem o som da letra) J. Então, qual o nome dele?

 

Se o Nome de Deus, não é importante, e o que é importante, é o que está no coração, observe essas passagens:

Deuteronômio 11:16 - “Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;”

 

Mateus 15:18 - “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”

 

O verdadeiro nome de Deus, está nas escrituras da Tanakh/Torah(escrituras dos YAHUDIM), e nenhuma das traduções derivadas da bíblia católica, seja qual for, não estará escrito o nome de Deus. Todas as traduções existentes, tem Senhor ou Deus como substituição do nome. E qualquer tradução que tenha nome que comece com J, também está errado, pois não existe J(nem letra, nem som) no alfabeto hebraico.

Até mesmo Satanás é um deus, o qual está escrito em 2 Coríntios 4:4

 

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

 

E ai? Qual o nome do seu Deus? Se você não sabe o nome do seu Deus, será que ele sabe o seu?

 

Você sabia que SENHOR é utilizado para se referir a BAAL(Deus babilônico)?

 

Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi.” - Ezequiel 36:21

 

Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar.” - Isaías 48:9

 

Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.” - Isaías 48:11

 

Tantas passagens falam, “Por amor ao meu nome”, será que o nome correto de Deus, não é importante?

 

Abaixo, temos algumas informações para ajudar a entender.

 

Sobre o Hebraico

 

 

Nota: A leitura correta é da direita para a esquerda. Sua escrita também se inicia da esquerda para direita. O alfabeto não contem vogais, para facilitar, foram criados SINAIS MASSORÉTICOS (vogais-hebraicas).

Na segunda metade do primeiro milênio era atual, os escribas conhecidos como massoretas (doutores da Torah) introduziram um sistema de sinais vocálicos, para facilitar a leitura do texto consonantal em hebraico. A MASSORÁ era um conjunto de comentários críticos e gramaticais (soletração, vocalização, divisão em orações e parágrafos etc.) A palavra "Massorah" é uma palavra HEBRAICA que quer dizer “TRADIÇÃO”.

No hebraico antigo escrevia-se somente com consoantes, e As vogais eram somente pronunciadas, isto é, as vogais eram transmitidas, através das gerações do povo judeu, oralmente e não de forma escrita, visto que a escrita da língua hebraica possuía apenas as consoantes. Os Massoretas foram os responsáveis pela adição de vogais no texto hebraico moderno.

Os SINAIS MASSORÉTICOS pecaram em um aspecto, o da existência de consoantes vocálicas, ou seja, algumas letras as vezes fazem o papel de vogais, sendo assim deveria apenas trocar o sinal em hebraico pela letra sem o seu sinal massorético. Outro erro também foi utilizar o "J" na consoante vocálica Yod.

Em hebraico há cinco letras sofit (finais), ou seja, que são escritas de forma diferente quando aparecem no final da palavra. Somente a escrita é alterada, enquanto o som continua o mesmo: Chaf, Mem, Nun, Fe, Tsade.